Ratecos Convida, Projeto do Raul estreita laços entre alunos da Educação Profissional e mercado de trabalho


Incentivar os alunos do Ensino Profissional e mostrar a eles as chances de atuação, o cotidiano e as vantagens e desafios da profissão depois da conclusão do curso, fora do dia a dia comum em sala de aula. Esses são os objetivos do projeto “Ratecos Convida”, idealizado e conduzido pelo professor Rafael Devilson, da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Rafael explica que a ideia surgiu da vontade de expandir o conhecimento dos alunos sobre o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, sair um pouco da rotina em sala de aula. Para isso, organizou a primeira atividade: no dia 11 de maio, a escola recebeu a visita do presidente e do chefe do setor de registros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais 4ª Região (CRECI-MG), Newton Marques e Julio Cesar, respectivamente, para conversar com a turma do curso técnico de Transações Imobiliárias.

“Depois de um dia inteiro de outras atividades, é preciso encontrar uma forma de ter a atenção dos alunos para o conteúdo da aula. Acredito que ter um convidado falando sobre um tema que eles estudam e com o qual vão trabalhar é uma forma de fazer isso e deixar de lado um pouco os livros e apostilas, que são usados todos os dias, basicamente”, disse o professor, que também é coordenador do curso técnico de Transações Imobiliárias.

Durante a palestra, os profissionais falaram sobre o atual cenário de comercialização de imóveis em Belo Horizonte, Santa Luzia e outros municípios da região metropolitana e comentaram sobre as vantagens e desafios do ofício de um corretor. “Ficamos satisfeitos porque conseguimos cumprir os objetivos da atividade: sair um pouco do padrão, mostrar aos alunos as perspectivas do mercado de trabalho e o dia a dia de atividades, e aproximá-los de pessoas gabaritadas na área. O envolvimento foi tão grande que os alunos já estão em busca de várias informações sobre cursos e outras possiblidades que foram mostradas e também convidados saíram da escola com o compromisso de enviar, para outra palestra, um advogado especialista na área de imóveis” , afirmou Rafael.

A segunda atividade aconteceu no último dia 22, e foram as turmas dos cursos técnicos de Recursos Humanos e Serviços Públicos que receberam a visita do perito do Ministério do Trabalho, Emerson Gomes. Em sua palestra, o profissional falou sobre processos trabalhistas e suas tramitações na Justiça do Trabalho e apresentou casos reais com os quais lida cotidianamente. De acordo com a coordenadora do curso de Recursos Humanos, Mara Azevedo, no decorrer da conversa, os alunos ficaram extremamente envolvidos por meio de questionamentos e interação com o perito trabalhista. “Notamos, ao final do encontro, que o objetivo de promover discussões sobre as atividades profissionais relacionadas aos dois cursos foi atingido de forma ampla e objetiva, e consequentemente o propósito de aprimorar o aprendizado das turmas também foi cumprido”, disse.

Na Escola Raul Teixeira da Costa Sobrinho, além dos cursos técnicos profissionalizantes de Transações Imobiliárias, Recursos Humanos e Serviços Públicos, também é ofertado o de Secretaria Escolar, com um total de 170 alunos matriculados em cinco turmas. 

A expectativa é de que, até o final de junho, os estudantes recebam mais uma visita de profissionais renomados no mercado. “Está prevista a vinda de um inspetor da Secretaria de Estado de Educação para conversar com os alunos do curso de Secretaria Escolar e falar sobre as atividades da profissão e como está, atualmente, o mercado de trabalho nesta área. O objetivo é contemplar todas as turmas mais de uma vez, porque os alunos estão bastante animados e curiosos, a receptividade do projeto foi a melhor possível”, explicou Rafael.

O projeto “Ratecos Convida” conta com o apoio da diretoria e dos outros professores para conseguir realizar as atividades, já que demandam disponibilidade de espaço e de horário. “A ideia foi abraçada por toda a equipe pedagógica, uma vez que os educadores reconhecem a importância de ofertar isso para os alunos e também de se unir para conseguir oferecer uma estrutura adequada para que tudo aconteça”, esclareceu o coordenador.

Educação Profissional

A Rede Estadual de Educação Profissional (REDE) foi instituída pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), como objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento do Estado. Os cursos são oferecidos de acordo com as vocações de cada região e têm o objetivo de profissionalizar os jovens com vistas à participação do cidadão comum no mundo do trabalho, além de visar ao atendimento das demandas de comunidades e dos arranjos produtivos locais. Em 2017, 44 mil estudantes participaram dos cursos técnicos ofertados pela REDE.

Fonte: Educação MG
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SME comunica datas das Matriculas para a Educação Infantil nas UMEIS 2019


A partir do dia 11.06, a SME receberá novas inscrições para a educação infantil nas UMEI's. São vagas para o segundo semestre de 2018, destinada para o maternal III (crianças nascidas de 01.07.2014 a 30.06.2015), em período parcial - manhã ou tarde.
As inscrições serão nas próprias unidades municipais de educação infantil, no período de 11 a 13 de junho, obedecendo ao critério de zoneamento.
Veja a documentação necessária:
- certidão de nascimento da criança;
- documento de identidade do responsável legal pelo menor;
- comprovante de endereço do responsável, em seu nome (preferencialmente conta de água ou luz).
As matrículas dos alunos sorteados deverão ser feitas de 24 a 29 de junho.
Informações pelo telefone 3641-5250.

As vagas são direcionadas para as seguintes Umei’s:
Nossa Senhora Aparecida - Rua Maria Flávia Lessa, 115 - Cristina
Cecília Meireles - Rua Yolanda Teixeira da Costa, 790 – Cristina
Zelita Francisca Ramos - Rua Maria Januária Sales, 40 - Palmital
Cornelina Carvalho Silvério - Rua Domingos Orzil Fernandes, 07 - Frimisa
Antônio Gomes Damião - Rua Marília de Dirceu, 65 – Industrial Americano

Fonte:

 
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Alunos de Santa Luzia fazem pesquisa científica sobre aceitação da cultura quilombola


Alunos reunidos com o objetivo de descobrir o porquê de muitos de seus colegas não reconhecerem os valores da comunidade quilombola onde estão inseridos. Esse é um cenário frequente na Escola Estadual Quilombola Padre João de Santo Antônio, no distrito de Pinhões, em Santa Luzia, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando a turma do projeto de iniciação científica se encontra para colocar em prática o cronograma de pesquisa.

O projeto “Relações entre a construção da identidade quilombola e o processo de educação escolar das novas gerações – Pinhões, Santa Luzia / MG“ é um dos 74 aprovados para fazer parte do Núcleo de Pesquisa e Estudos Africanos, Afrobrasileiros e Diáspora (Ubuntu/Nupeeas), eixo que compõe o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, conduzido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

A professora orientadora do projeto, Janaína Vasconcelos, explica que, há cinco anos, a escola é reconhecida pela SEE como quilombola. No entanto, os professores percebem muita resistência dos alunos em se aceitarem como pertencentes a uma comunidade que representa a luta e o protagonismo negro em busca da liberdade na época da escravidão. “A nossa proposta de pesquisa é saber o porquê de esses estudantes associarem a cultura quilombola a algo negativo e não a um povo heroico que lutou, inclusive, pela sua sobrevivência. Essa questão de identidade quilombola ou da falta dela está muito presente na nossa escola, por isso resolvemos conduzir o projeto de iniciação científica nesse sentido”, explicou Janaína.


Depois de cumprir todos os processos do edital do Ubuntu/Nupeeas, em 2017, a Escola Estadual Padre João de Santo Antônio foi uma das 74 escolas que tiveram seu projeto aprovado entre quase 500 inscritos. Como 32 alunos se inscreveram para participar da pesquisa e havia vagas apenas para 12, foi feito um processo de seleção pela equipe escolar. “Reunimos professores, coordenadores, diretora, vice-diretor e funcionários da secretaria e da cantina para discutir quais estudantes tinham mais perfil de participar de um projeto de iniciação científica de acordo com seu comportamento em sala de aula, interação com os colegas e professores e interesse por livros e pesquisas.

Depois de escolherem os 12 alunos, mãos à obra. Com quase dois meses de atividade, o grupo está na fase de pesquisas. “Estamos lendo sobre a Lei 10.639/03, que trata do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas públicas e particulares, sobre a Base Nacional Comum Curricular, diretrizes e bases da educação quilombola, teses de mestrado e doutorado sobre o assunto e muitos textos, de vários autores, entre eles a pedagoga Nilma Lino Gomes”, explicou a professora Janaína. As futuras etapas são pesquisas de campo com os alunos, moradores e integrantes das associações da comunidade, análise dos resultados, elaboração de gráficos e planilhas e, por fim apresentação para a comunidade escolar.

A estudante do 2º ano Josiele Perdigão considera única a oportunidade de participar do projeto e diz estar muito animada, apesar dos desafios que sabe que vai enfrentar. “Quero comprovar a nossa hipótese, que sugere a resistência dos alunos em se reconhecerem quilombolas ou em se sentirem pertencentes a nossa escola e, mais do que isso, quero ajudar a mudar isso, eliminar esse preconceito, essa dificuldade de aceitação de um passado de luta e resistência”, disse.

A aluna Liriel Santos, também do 2º ano, revelou que ela era uma das pessoas que tinha resistência em se reconhecer como uma descendente quilombola e que se interessou em fazer parte do grupo de iniciação científica exatamente pelo fato de querer quebrar essa barreira e conhecer melhor sobre o assunto. “Não me sentia representada, mas ficava incomodada com isso, porque sei que faz parte da minha história. Quando tive essa oportunidade já me inscrevi para tentar mudar isso e fico feliz de ter conseguido com pouco tempo de projeto, e estou fazendo o possível para mudar isso em outras pessoas também e fazer com que elas valorizem a nossa cultura”, disse

Para a diretora da Escola Estadual Padre João de Santo Antônio, Paola Catherine, é um orgulho ter um projeto como esse na escola, tanto pelo tema que defende quanto pelo que isso vai representar depois que os alunos se formarem. “Pesquisar o que eles propuseram é muito pertinente para esta escola, pois é exatamente isso que vemos aqui. Além de os alunos estudarem uma hipótese e se mobilizarem para tentar mudar essa visão de quem não se sente representado pela cultura quilombola, eles vão ter em seus currículos um detalhe importantíssimo que é a participação em um projeto de iniciação científica. Quando cursarem o Ensino Superior, pode ser que sejam os primeiros escolhidos para um projeto, pode ser que tenham um projeto selecionado em instituições de apoio à pesquisa, entre várias outras possibilidades”, afirmou Paola.


Assim que todas as etapas forem cumpridas e o projeto estiver finalizado, com o artigo escrito, o grupo fará uma apresentação para os alunos e também para a comunidade para mostrar os resultados da pesquisa. A expectativa da orientadora Janaína é grande, e todo o grupo garante que vai se empenhar para conseguir cumprir os objetivos. “Além de comprovar a hipótese e mudar o conceito dos alunos, queremos muito que o artigo seja publicado em uma grande revista. Pode ser que seja um sonho, mas acreditamos nele”, disse, inspirada, a professora.

Nupeeas/Ubuntu

O eixo Núcleo de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Diáspora (Ubuntu/Nupeeas) faz parte do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio. Seus projetos são estruturados a partir da linha de pesquisa Cultura, História, Trajetórias Político-Sociais e Científicas dos Africanos e Descendentes em Diáspora, e devem abordar uma das seguintes vertentes analíticas: cultura, memória, corporeidade, ancestralidade, construção e fortalecimento das identidades afrodescendentes na contemporaneidade, participação social, comunitária e política de combate ao racismo e à discriminação racial; africanidades, ciências, engenharias e tecnologias.

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio tem por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa e investigação científica para estudantes de Ensino Médio de escolas da rede estadual. Para os professores do Ensino Médio que orientam a pesquisa, há a concessão de extensão de carga horária para que desenvolvam os projetos de pesquisa selecionados.

Fonte: Educação.mg.gov.br
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Trabalhadores da rede estadual de ensino decidem suspender greve em MG


Categoria estava parada há mais de um mês, desde o dia 8 de março. Aulas voltam na segunda-feira.

Os trabalhadores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia, nesta quarta-feira (18), encerrar a greve da categoria no estado. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (23).

Ainda de acordo com o sindicato, a greve foi suspensa temporariamente, e a categoria vai avaliar outras formas de continuar pressionando o governo. O Sind-UTE explicou ainda que por causa do período eleitoral, o governo não pode enviar projeto de lei para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, com isso, o PL para pagamento do piso não poderia ser apreciado.

Os educadores estavam parados há um mês e 10 dias, desde 8 de março. De acordo com a categoria, o movimento começou porque o governo não cumpriu acordos assinados e o pagamento do piso salarial. A categoria também pede o fim do parcelamento dos salários e do 13º e um atendimento de qualidade pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
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Durante inauguração do 35º Batalhão da PM em Santa Luzia , professores protestam contra governo


Funcionários da educação estão em greve desde o começo de março deste ano.

Durante a inauguração da nova sede do 35º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, servidores estaduais da educação protestaram contra o governador Fernando Pimentel (PT).

A categoria reivindica o pagamento do piso salarial e o fim do parcelamento do 13º salário de 2017. A classe está em greve desde o dia 8 de março. Assembleias foram realizadas desde então e os professores e outros servidores da área decidiram continuar em greve.

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), uma nova assembleia deve ocorrer nesta quarta-feira (18), no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 14h.

Fonte: O Tempo
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100% dos Kits escolares foram distribuidos


O secretário de Educação, Mozart Grossi, anunciou nessa quinta-feira que 100% dos alunos da rede municipal estão de posse dos kits de materiais escolares.


Na oportunidade, Mozart também informou que na semana que vem, a partir de terça-feira, estarão sendo entregues também os uniformes, tão esperados pela comunidade escolar.


- Tivemos uma carga de trabalho muito grande para adequarmos a entrega do uniforme com a grade de tamanhos dos alunos da rede. Mas, graças ao esforço dos funcionários da secretaria e das escolas, esse trabalho também está sendo finalizado. Acreditamos na conquista que nossos alunos estão tendo com a iniciativa da Nova Administração. O prefeito interino Sandro Coelho priorizou todo esse processo e agora chegamos ao fim da jornada. A comunidade escolar só tem a ganhar com nosso esforço.


(imagens dos kits são ilustrativas e não correspondem ao material entregue)


 
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Secretaria Municipal de Educação promove o I Seminário Era uma vez


Com objetivo de incentivar o ato de ler, promover atividades literárias nas escolas e capacitar os professores como promotores e incentivadores de leitura, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos promoveu o I Seminário Era Uma Vez. A ação aconteceu no auditório do Sesi/Senai, na manhã do último dia (22).

Participaram da atividade professores e supervisores das escolas da rede municipal de ensino. Na ocasião houve apresentação do espetáculo Canastra de Histórias e palestras, que falou sobre Mediação de Leitura, além de Relatos de Experiências Literárias.
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Governo quer liberar até 40% do ensino médio a distância


O governo Michel Temer quer liberar até 40% da carga horária  do ensino médio e até 100% da jornada da educação de jovens e adultos para ser realizada a distância. A mudança está prevista em resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, à qual a Folha de S.Paulo teve acesso. O texto já teve uma primeira discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE).
No caso do ensino médio, se as novas regras forem implementadas, os alunos poderão ter dois dias de aulas por semana fora da escola. A proposta causa polêmica. Para os defensores da medida, o ensino online permite a experimentação de novos recursos na educação. Já os críticos temem pela precarização do ensino nas redes públicas, que concentram 88% das matrículas da etapa.
Segundo a Folha, o Brasil tem 6,9 milhões de matrículas no ensino médio público. Em torno de 1,5 milhão dos jovens de 15 a 17 anos (14,6% do total) já abandonaram os estudos.
O aval para até 40% da carga a distância abriria margem também para atender situações de falta de professores, ressalta a reportagem. A minuta das novas diretrizes curriculares foi apresentada no CNE no dia 6 pelo presidente do conselho, Eduardo Deschamps, e pelo diretor do Senai, Rafael Lucchesi, relator da proposta.
“Na minha opinião, não estamos falando de ensino fundamental, mas do médio. Se não criarmos mecanismos, vamos continuar com problemas de atendimento e perder oportunidades de uso”, disse Deschamps à Folha.
Cesar Callegari, também do CNE, critica a adoção da medida e cobra uma discussão aprofundada sobre o assunto com docentes e estudantes. “Recursos a distância devem servir como complemento, jamais em substituição de professores e da escola como local de vivência presencial”.
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Greve de professores da rede Estadual continua por tempo indeterminado


Professores e outros trabalhadores em educação da rede pública estadual permanecerão em greve. A decisão de permanência na paralisação foi feita em uma reunião na tarde desta quinta-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em que os trabalhadores firmaram o compromisso de cruzarem os braços até que as reivindicações sejam atendidas. Outra assembleia deverá ser realizada na semana que vem, no dia 22.

Após a reunião, os grevistas seguiram em passeata do pátio da ALMG em direção à Praça da Liberdade, onde manifestaram em frente ao Palácio da Liberdade. Os trabalhadores alegam que, desde o começo da greve, não receberam propostas sobre o pagamento do piso salarial, fim do parcelamento dos vencimentos e do 13º salário.

Um acordo assinado entre categoria e o Executivo estipulava atualização dos valores este ano, além de equiparação.

Os servidores, depois de manifestarem na Praça da Liberdade, fazem coro ao ato em homenagem à vereadora carioca Marielle Franco (Psol), assassinada na noite de quarta-feira no Rio de Janeiro. O protesto teve início às 17h, na Praça da Estação, Região Central de Belo Horizonte.

Protestos 

Esta quinta-feira foi marcada por manifestações organizadas pelos professores e profissionais da educação em diversos pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a interdição de três pontos de duas rodovias que Minas Gerais.

Na BR-040, dois pontos foram interditados. Segundo o sindicato da categoria, os atos aconteceram no km 8, altura do Bairro Guanabara, em Contagem, na Grande BH. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também interditou o trecho do km 524, na saída para Brasília, no sentido Belo Horizonte, devido ao protesto.

A categoria também se concentrou na BR-381, no km 451, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Protesto iniciou por volta de 7h e, segundo a PRF, a rodovia ficou interditada por cerca de 30 minutos.

Fonte: Estado de Minas
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Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira recebe o projeto “Bombeiro Mirim”


Salvar vidas e prestar socorro são algumas funções do Corpo de Bombeiros, admiradas por muitos e, sobretudo, pelas crianças. Pensando nisso, o diretor da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira, Romney Ferreira, desenvolveu o projeto “Bombeiro Mirim”, que acontece na escola todas as segundas, quartas e sextas-feiras em dois turnos diferentes: manhã (09h50 às 11h30) e tarde (13h30 às 15h30 e das 15h50 às 17h30).
De acordo com Romney Ferreira, o projeto tem como objetivo formar bombeiros mirins com habilidade em primeiros socorros, combate a incêndio e apoio a famílias em áreas de risco. “Além disso, formar cidadãos com senso crítico e responsáveis, com respeito não só as pessoas, mas também aos bens patrimoniais da nossa cidade”, ressaltou o diretor da escola.
O curso é gratuito e aberto aos alunos da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira. Para mais informações e para saber como matricular seu (a) filho (a), ligue: (31) 3634-9919.

Fonte: Prefeitura de Santa Luzia
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Professora compartilha esquema para estudantes tirarem nota máxima na redação do Enem


Um esquema que mostra como conseguir uma ótima nota na redação do Enem(Exame Nacional de Ensino Médio) 2016 está viralizando nas redes sociais.

A professora de um curso preparatório para o exame, Tarsila Baylão, compartilhou no último dia 23 fotos de diversos cards com um esquema dado em aula. O conteúdo esquematiza como o estudante deve estruturar o texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e os erros mais comuns que tiram pontos.

O conteúdo também mostra o que os avaliadores do exame esperam encontrar em cada parte da redação. Na introdução, por exemplo, a professora diz para o estudante não usar referências abstratas, como "Na antiguidade".

Além de deixar tudo esquematizado e dar dicas em tópicos, ela ainda dá exemplos do que não fazer e mostra as competências que os estudantes devem mostrar na redação.

Segundo Tarsila, como o conteúdo resumido nos cards são baseados em vários estudos, pesquisas, vídeos e suas vivências pessoais. A publicação tem mais de 24 mil reações, 100 mil compartilhamentos e 18 mil comentários.

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Sete programas de Bolsa de Estudo para você começar sua faculdade em 2018



O valor da mensalidade pode ser um grande obstáculo na hora do brasileiro ingressar ao ensino superior. Principalmente em tempos de crise econômica, aumento de desemprego e cortes no Fies (Fundo de Financiamento Ao Estudante Do Ensino Superior). Em meio a essa realidade, cada vez mais programas de Bolsas de Estudo ganham relevância no Brasil e são uma excelente oportunidade para quem quer iniciar sua formação ou consolidar seus conhecimentos por uma mensalidade de cabe no seu bolso.
Levando em consideração esse cenário, organizações –  tanto governamentais como privadas, se preocupam em diminuir esse problema que afeta a milhares de estudantes no Brasil todo. Atualmente são diversos os programas de Bolsa de Estudo disponíveis no Brasil. São destinados a pessoas de variadas realidades. Alguns levam em consideração renda familiar; outros, desempenho que o estudante obteve no Enem; algumas universidades proporcionam bolsas aos melhores no vestibular, e existem ainda, programas mais simples, onde qualquer pessoa está apta a se candidatar.
As opções estão aí e são bastante variadas. Porém, muitas pessoas deixam de aproveitá-las apenas por falta de conhecimento dessas ofertas. É por esse motivo que a equipe do Educação Vitrine, decidiu em parceria com o Educa Brasil, elaborar essa lista com os melhores programas oferecidos na atualidade:

1- PROUNI

O PROUNI é o programa de bolsas de estudo mais conhecido do país. Desenvolvido pelo Governo Federal, oferece bolsas para instituições de ensino particulares do país todo.  Para concorrer às bolsas do Prouni o estudante precisa obter mais de 450 pontos na prova do ENEM e não zerar na redação. A renda familiar per capita também é levada em consideração e o mais importante é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.
A inscrição é realizada numa única etapa, de forma online e gratuita.
É possível conseguir bolsas integrais (100%) para estudantes com renda per capta de até 1,5 salário e bolsas parciais (50%) para aqueles com a renda de até 2,5 salários por pessoa. A classificação varia de acordo com a nota mínima exigida pelo curso escolhido e a nota obtida no Enem.

2- Educa mais Brasil

Diferentemente do Prouni, o Educa Mais Brasil é um programa realizado por iniciativa privada. Também tem como objetivo principal a inclusão de jovens brasileiros de baixa renda em instituições particulares. Oferece bolsas de estudo que vão do ensino fundamental ao superior e podem variar entre 30 e 70% sobre o valor total da mensalidade.
A oferta é variada, o Educa Mais Brasil tem parceria com 15 mil escolas e faculdades do país todo.
O processo de seleção dos candidatos é realizado online e, ao ser aprovado para o desconto, o estudante recebe uma carta para apresentar na instituição onde está matriculado e assim garantir a bolsa.

3 - Programa Senac de Gratuidade

Há mais de 60 anos voltados à educação profissional, o Senac em 2008 decidiu criar o  PSG (Programa Senac de Gratuidade) no qual trabalha promovendo a inclusão social dos brasileiros através de bolsas de estudo para cursos com mais de 160 horas de duração em diferentes áreas de conhecimento no país todo. O PSG foi pensado para pessoas com poucos recursos financeiros e exige apenas que o aluno tenha renda mensal máxima de 2 salários mínimos por pessoa na família, além de não estar matriculado em curso igual ou no mesmo período no Senac, entre outras especificações.
As inscrições abrem dois meses antes do início das aulas e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.
O processo de inscrição e concessão é realizado em cinco etapas e a concessão do benefício irá depender do número de vagas e da confirmação da turma.

4 – Quero bolsa

No programa quero bolsa o estudante pode fazer uma busca para encontrar um curso de graduação ou pós pelo preço que puder pagar, o programa atualmente tem parceria com mais de 1200 faculdades particulares do Brasil todo e os descontos podem chegar a 75% do valor da mensalidade.
O candidato pode solicitar bolsas para cursos de todas as áreas do conhecimento nas seguintes modalidades de ensino: cursos livres, cursos técnicos, graduação e pós graduação.
Para conseguir a bolsa é só se inscrever no portal e aguardar. As vagas serão preenchidas segundo a ordem de pré-matrícula.
O processo é bastante simples e pode ser realizado pela internet.

5- Mais bolsa

O Mais Bolsa é realizado pelo Governo Federal e oferece bolsas de estudo com até 50% de desconto em mais de 15.000 escolas e faculdades conveniadas com o programa no Brasil todo. O candidato pode escolher uma graduação, pós-graduação, cursos de educação básica, técnicos ou idiomas. É só escolher o tipo de curso e modalidade.
O processo de inscrição é online e o bolsista pode acompanhar todo o processo no portal do aluno. É bastante simples e rápido.
É só escolher a cidade onde você gostaria de estudar, o curso, modalidade duração e porcentagem de desconto, além de preencher informações referentes a sua condição socioeconômica.
As vagas oferecidas poderão variar de acordo aos cursos e instituições escolhidas pelo candidato.
As inscrições para o programa ficam abertas o ano todo.

6 - Santander Universidades

O programa Santander Universidade é mantido pelo banco Santander e oferece seis tipos de bolsas aos estudantes brasileiros que querem estudar no exterior. O programa tem parceria com mais de 1200 instituições do mundo todo e tem como objetivo principal oferecer ao estudante experiências como troca de informações e contato com outras culturas e idiomas.
As bolsas oferecidas são divididas em: Top China, Top España, Fórmula Santander, Bolsas Luso-brasileiras e Bolsas Ibero-Americanas para estudantes e Bolsas Ibero-Americanas para professores e pesquisadores.
O programa oferece também bolsas de estágio e de empreendedorismo e neste ano decidiram não só ampliar o número de bolsas em 10% como também aumentar as oportunidades de acesso.
Dependendo do tipo de bolsa qualquer candidato de qualquer instituição de ensino superior pode participar.
Para quem quiser participar de uma bolsa estágio, as inscrições serão abertas no dia 1 de março e as vagas serão publicadas no site e na app do Santander Universidades.
Se preferir optar por uma bolsa de estudo para curso de empreendedorismo, a seleção será realizada através do jogo ACADEMICXS GAME, atualmente disponível no aplicativo Santander Universitário e um dos requisitos é ser universitário e cliente do banco.

7- Fundação Estudar

O Fundação Estudar é um programa criado em 1991 tendo como objetivo principal melhorar o desempenho de jovens promissores do país todo. Os bolsistas deste programa além de recebem o apoio financeiro necessário para seu desenvolvimento pessoal e profissional para estudar nas melhores universidades do mundo, recebem também mentoria e podem participar de diversas atividades pensadas para seu desenvolvimento profissional.
Para participar, o candidato deve ter entre 16 e 34 anos, e deve estar em processo de aceitação ou matriculado na universidade desejada em uma das quatro categorias de bolsa oferecidas pela fundação: Graduação completa no Brasil ou no exterior, pós-graduação no exterior ou intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior.
O processo seletivo é bastante extenso. Está composto por sete etapas consecutivas e eliminatórias. As quatro primeiras são realizadas online e as três últimas são presenciais.
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Professores da rede estadual começam greve nesta sexta-feira


Professores da rede estadual de educação começam nesta sexta-feira (9) uma greve de uma semana. A suspensão das aulas foi confirmada na quinta (8), em encontro da categoria no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e vai até 15 de março, quando vai haver nova reunião da categoria.
Segundo a coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), Beatriz Cerqueira, entre as reivindicações da categoria estão o pagamento do piso salarial nacional e o fim do parcelamento dos salários e do 13º. A categoria reivindica ainda atendimento de qualidade no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
A paralisação foi discutida pela manhã entre o conselho do sindicato e, à tarde, com cerca de 5.000 trabalhadores. “A expectativa é que o governo nos apresente uma proposta até 15 de março, principalmente com relação ao piso”, informou.
Beatriz explicou que o piso da categoria no Estado hoje é de R$ 1.982 (para 24 horas semanais), menor que o nacional, de R$ 2.455 (para 40 horas semanais). A sindicalista reclama que, em 2015, o Estado se comprometeu, por meio de lei estadual, a implantar o teto nacional em Minas, o que ainda não foi cumprido.
Outro lado. A Secretaria de Estado de Educação informou, em nota, que se reuniu na manhã de quinta-feira com o sindicato. O governo reiterou sua intenção de valorizar os trabalhadores e de cumprir o acordo assinado em 2015 em sua totalidade. Além disso, o Estado reafirmou na quinta-feira o compromisso com a implantação do piso nacional do magistério, em carta endereçada aos trabalhadores da Educação.
O Estado ainda prometeu os seguintes pontos: o pagamento em oito parcelas do saldo da correção do piso nacional de 2016 (referente aos meses de janeiro a março de 2016) a partir de abril de 2018 e a retomada das nomeações de novos servidores (seriam até 60 mil funcionários).

Fonte: O tempo
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